Joanesburgo - Onze mineiros foram resgatados de uma mina de ouro ilegal na África do Sul, onde aparentemente ainda estão presos cerca de 200 trabalhadores, no segundo acidente deste tipo em duas semanas no país.
"Resgatamos até agora 11 mineiros, nenhum deles tem ferimentos visíveis. Mas estão sendo examinados por médicos", indicou Russel Meiring, da organização de emergências ER24. Jornalistas fotográficos da AFP confirmaram a saída dos onze mineiros.
Os serviços de resgate temem que mais de 200 homens estejam presos na mina, no entanto ainda não é possível confirmar a cifra. A prefeitura fala de 30 soterrados. Os mineiros desceram no sábado, mas não conseguiram sair depois da queda de uma rocha que bloqueou a entrada da mina, cavada de forma ilegal em um estádio de críquete no subúrbio de Benoni.
"Estamos fazendo tudo para resgatá-los", declarou à AFP Roggers Mamaila, porta-voz dos serviços de emergência Ekurhuleni.
As equipes estão utilizando equipamentos de escavação pesados, mas, segundo Vermaak, por ora o acesso é muito difícil. Apesar dos esforços para evitá-los, os acidentes nas minas sul-africanas são frequentes, sejam elas legais ou ilegais.