Jornal Correio Braziliense

Mundo

Após suspensão, retirada de civis e ajuda humanitária na Síria é retomada

Estas operações humanitárias foram possíveis graças a um cessar-fogo que entrou em vigor na sexta-feira

Damasco - As operações de retirada de civis sitiados na cidade síria de Homs e de fornecimento de ajuda humanitária serão retomadas na sexta-feira (14/2) depois de terem sido suspensas por um dia, declarou nesta quinta-feira à AFP o governador Talal Barazi.

[SAIBAMAIS]"As operações humanitárias e de retirada de civis não serão realizadas hoje. A trégua será prolongada e serão retomadas amanhã", sexta-feira, indicou o governador por telefone. A trégua deveria ser prolongada por mais três dias a partir de sexta-feira, acrescentou. Desde sexta-feira passada, 1.417 pessoas foram retiradas da cidade velha de Homs, em virtude de um acordo entre o regime sírio e os rebeldes, negociado pela ONU.



Estas operações humanitárias foram possíveis graças a um cessar-fogo que entrou em vigor na sexta-feira, e que foi ampliado até quarta-feira. Por sua vez, jovens que foram detidos nos últimos dias pelas autoridades sírias depois de terem sido retirados dos bairros cercados serão colocados em liberdade.

"Os homens de 16 a 54 anos serão colocados em liberdade hoje", quinta-feira, indicou o governador. Segundo ele, 390 jovens em idade de portar armas foram detidos para serem interrogados ao deixarem os bairros de Homs. Deles, 111 já foram libertados.