Genebra - As forças de segurança sírias interrogam os homens retirados do setor antigo de Homs sob a supervisão do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), informaram nesta terça-feira (11/2) as Nações Unidas. Um total de "336 homens, com mais de 15 anos e menos de 55, foram detidos após a retirada para serem interrogados", declarou Melissa Fleming, porta-voz do ACNUR.
[SAIBAMAIS]Deles, 42 foram libertados e os demais seguem em poder das autoridades, que os interroga em um colégio situado perto de Homs. "O ACNUR está no recinto do colégio, mas não assiste aos interrogatórios", acrescentou a porta-voz.
Ao fim dos interrogatórios, a ACNUR fala com os homens, que pedem frequentemente para se reunir com suas famílias, já que saíram da parte antiga com esposa e filhos.
Segundo o Escritório das Nações Unidas para as operações de emergência, 1.132 pessoas foram retiradas em quatro dias do setor antigo de Homs, depois de um cerco de 600 dias. Não se sabe quantas permanecem em seu interior.