Teerã - Um acordo global entre Teerã e as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano é "possível em um prazo muito ambicioso de seis meses", afirmou nesta terça-feira (4/2) na capital do Irã o ministro sueco das Relações Exteriores, Carl Bildt.
[SAIBAMAIS]Teerã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) alcançaram em novembro em Genebra um acordo interino que entrou em vigor no dia 20 de janeiro, e que abre um período de negociação para um acordo global que certifique a natureza pacífica do programa nuclear iraniano. "Se houver boa vontade dos dois lados, é possível que exista um acordo em um prazo muito ambicioso de seis meses", disse Bildt em uma coletiva de imprensa com seu colega iraniano, Mohamad Javad Zarif.
"Não será fácil, e exigirá uma autêntica vontade de compromisso de ambas as partes, mas os benefícios para os dois lados estão tão claros que todos deverão se concentrar no êxito" deste acordo final, acrescentou o chanceler sueco. Em sua visita na segunda-feira a Berlim, Zarif afirmou que é possível alcançar um acordo global até o fim de julho. O acordo de Genebra prevê dois prazos de seis meses, ou seja, até 20 de janeiro de 2015, para alcançar um acordo global.