Moscou - O embaixador dos Estados Unidos em Moscou, Michael McFaul, que expressou em várias ocasiões as divergências com as autoridades russas, anunciou nesta terça-feira (4/2) que deixará a Rússia depois de ter passado apenas dois anos no país. "Pouco depois dos Jogos Olímpicos planejo reencontrar minha família na Califórnia", escreveu McFaul em seu blog.
[SAIBAMAIS]"Estou muito triste de anunciar minha saída ao fim deste mês. Sentirei falta da Rússia e de seu povo", escreveu no Twitter. Uma porta-voz da embaixada americana em Moscou confirmou que o diplomata deixará a Rússia dentro de pouco tempo, mas se recusou a revelar detalhes. McFaul irritou as autoridades russas em várias oportunidades com comentários críticos e reuniões com ativistas da oposição.
McFaul assumiu a embaixada na Rússia em janeiro de 2012. Até então era diretor de assuntos russos e euroasiáticos no Conselho de Segurança Nacional, o gabinete de política externa do presidente americano Barack Obama. Era considerado um dos responsáveis pela "retomada" nas relações entre Washington e Moscou desde o início de 2009. As relações entre os dois países foram abaladas quando Vladimir Putin voltou à presidência em 2012.