Jornal Correio Braziliense

Mundo

Encontrado na França manuscrito inédito do marechal Pétain

O documento de 350 páginas, que passou por uma perícia e teve a autenticidade comprovada, está a partir de agora à disposição dos historiadores

Toulouse - Um manuscrito do vencedor da batalha de Verdun, o marechal Philippe Pétain, futuro chefe do regime de Vichy, foi localizado depois de passar décadas perdido, anunciou o responsável pela descoberta. O documento de 350 páginas, que passou por uma perícia e teve a autenticidade comprovada, está a partir de agora à disposição dos historiadores.

[SAIBAMAIS]Philippe Pétain escreveu o documento, que tem 77 croquis e planos de batalhas, entre 1920 e 1931, explicou à AFP Jean Jacques Dumur, ex-oficial do Exército e apaixonado pela história militar.

O marechal Pétain preparava então, ao lado do futuro general Charles de Gaulle, um livro sobre a história do soldado. "Ele se dedicou à redação da parte que tratava da Primeira Guerra Mundial". "Mas em consequência de uma disputa autoral entre Pétain e De Gaulle, tudo ficou guardado em uma gaveta", completou.

Leia mais notícias em Mundo

Dumur encontrou o documento ao trabalhar nos arquivos de uma mulher em 2006. "Encontrei o documento por acaso, mas compreendi rapidamente do que se tratava", afirmou Dumur.

Após dois anos de trabalho, uma perícia confirmou em 2009 a autenticidade do documento, que está no Serviço Histórico de Defesa desde 2010. Dumur decidiu revelar a existência do manuscrito em ocasião do centenário da Primeira Guerra Mundial.