Representantes consulares do Brasil em Houston se encontram nesta quinta-feira (30/1) com a pernambucana Karla Janine, que está presa no Texas, nos Estados Unidos, acusada de sequestrar a própria filha quando tentava fugir do marido, o norte-americano Patrick Joseph Galvin. Ela alega que a menina, de seis anos, sofria violência sexual cometida pelo pai. Patrick faz parte da lista de "sexual offenders" dos EUA por já ter respondido a processo pelo estupro de uma enteada, filha de sua ex-mulher.
Representantes do consulado vão levar para a pernambucana a documetação necessária para viabilizar o registro de nacionalidade brasileira da criança para que o país tenha instrumentos legais de intervir no caso.
Karla, que morava na Flórida com o marido, vivia escondida no Texas há alguns anos com o auxílio de amigos. Na semana passada, durante audiência, a guarda temporária da criança foi concedida ao casal que acolhia mãe e filha. A família de Amy em Pernambuco e uma irmã dela que mora no Texas estão lutando para trazer mãe e filha para o Brasil mas, para isso, é necessário que a criança tenha registro de nascimento brasileiro.