Genebra - O oceano Pacífico pode viver o fenômeno climático conhecido como El Niño no terceiro trimestre deste ano, anunciou nesta quinta-feira, em Genebra, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU.
Segundo a OMM, há dois possíveis cenários dentro de seis meses: ou "a persistência de condições neutras" ou "um episódio de El Niño de baixa intensidade durante o terceiro trimestre de 2014".
Os dois cenários "são quase tão plausíveis, tanto um quanto o outro". Atualmente, as condições são "neutras", isto é, não se observa a chegada nem de um episódio de El Niño, nem de La Niña, segundo a OMM. Estas condições "persistirão provavelmente até o segundo trimestre de 2014", acrescentou a organização.
Leia mais notícias em Mundo
Os episódios climáticos El Niño e La Niña têm grande influência no clima da Terra. O El Niño acontece a cada dois e sete anos, quando os ventos tropicais sobre o oceano Pacífico perdem força, o que provoca fortes chuvas, com inundações e deslizamentos de terra a oeste da América do Sul, seca no Pacífico ocidental e mudanças de correntes ricas em alimentos para os peixes.
O último episódio ocorreu entre junho de 2009 e maio de 2010. Ao El Niño se segue geralmente um episódio do La Niña, que supõe temperaturas mais baixas das águas superficiais do Pacífico central e tropical. O último episódio terminou em abril de 2012.