Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA voltam a convocar presidente afegão a assinar acordo de segurança

"Não é possível seguir adiando e adiando porque em determinado momento as realidades do planejamento e da elaboração de um orçamento colidem", declarou Hagel

Varsóvia - O secretário americano de Defesa, Chuck Hagel, advertiu nesta quinta-feira (30/1) o presidente afegão, Hamid Karzai, que se ele continuar demorando a assinar um acordo bilateral de segurança (BSA) com Washington talvez não haja mais tempo para organizar sua aplicação.

"Não é possível seguir adiando e adiando porque em determinado momento as realidades do planejamento e da elaboração de um orçamento colidem", declarou Hagel no avião que o levava a Varsóvia. O secretário de Defesa visita a Polônia, antes de comparecer a uma conferência de segurança em Munique (sul da Alemanha).

Leia mais notícias em Mundo

O BSA estabelece as condições da presença de soldados americanos depois de 2014, quando está prevista a retirada das forças da Otan, para apoiar Cabul em sua luta contra a rebelião dos talibãs.

[SAIBAMAIS]Karzai nega-se a assinar agora o acordo porque considera que deve ser feito por seu sucessor no cargo depois das eleições presidenciais de abril. Ele não se apresenta a estas eleições por estar impedido pela Constituição, que veta uma candidatura a um terceiro mandato.

Os americanos consideram que deste modo não teriam tempo suficiente para preparar a missão militar para depois de 2014, que se concentrará na formação das forças afegãs e em neutralizar as ameaças dos insurgentes.