Bagdá - As forças governamentais retomaram nesta quarta-feira (29/1) dos insurgentes áreas importantes da província de Al-Anbar, na fronteira com a Síria, que escapavam do controle das autoridades há várias semanas. Os agentes de segurança, apoiados pelos combatentes tribais, recuperaram Albu Farraj, nos subúrbios do norte de Ramadi, capital da província controlada em parte pelos rebeldes e situada 100 km ao oeste de Bagdá.
[SAIBAMAIS]Também reconquistaram uma área nas proximidades de Fallujah, uma cidade que escapa totalmente do controle das autoridades, segundo as autoridades. "As forças de segurança tomaram o controle de Albu Farraj", declarou o porta-voz do ministério da Defesa, Mohamed al-Askari. Ele destacou que a zona é "uma base importante" para os insurgentes, sobretudo os do Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL, aliado da Al-Qaeda).
Fontes oficiais afirmaram ainda que as forças governamentais retomaram o setor de Nasaf, no subúrbio oeste de Fallujah, a 60 km da capital Bagdá. Os combates entre as forças oficiais e os insurgentes na província, somados à violência no Iraque, deixaram mais de 850 mortos desde o início de janeiro.