Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atirador do shopping perto de Washington é identificado, informa a polícia

A polícia está investigando se o atirador, que morava em College Park, Maryland, tinha alguma relação com as vítimas

Washington - O homem que abriu fogo num shopping center perto de Washington no sábado, matando duas pessoas antes de tirar a própria vida, tinha 19 anos e portava um rifle e explosivos caseiros, informou a polícia neste domingo.

Dario Marcus Aguilar disparou cerca de oito vezes durante seu ataque no Columbia Mall no sábado, matando dois funcionários de uma loja de skates, informou o chefe de polícia Bill McMahon.

[SAIBAMAIS]A polícia está investigando se o atirador, que morava em College Park, Maryland, tinha alguma relação com as vítimas.

"Assim que estabelecermos se há alguma relação ou não, certamente poderemos identificar a próxima grande pergunta do caso que é por que isso aconteceu", afirmou ainda.



Segundo explicou, Aguilar chegou em um táxi por volta das 10h15, horário local (13H15 de Brasília) que lhe deixou no nível superior do centro comercial de dois andares.

Portanto, teve um tempo "muito limitado" para se movimentar pelo lugar antes de ser registrado os primeiros avisos do tiroteio, uma hora depois.

A polícia realizou uma revista intensa do complexo depois de encontrar artefatos explosivos caseiros em uma mochila usada pelo atirador.

Na busca, não foram encontrados explosivos adicionais, informou McMahon.

O chefe de polícia descreveu o explosivo encontrado como um "artefato caseiro feito com pólvora e elementos domésticos. Não era muito sofisticado".

Espera-se que o centro comercial esteja pronto para reabrir "no mais tardar terça-feira".

Aguilar, que acredita-se não ter histórico criminal, comprou o rifle em dezembro nas proximidades do condado de Montgomery, disse McMahon.

A polícia identificou as vítimas como Brianna Benlolo, 21 anos, também de College Park, e Tyler Johnson, 25, de Ellicott City, Maryland. Os dois trabalhavam na loja de skates Zumiez.

Cinco vítimas com ferimentos foram tratadas e liberadas, segundo o hospital Howard County General. Uma delas foi baleada no pé.

Uma ligação para a emergência da polícia às 14h15 (horário de Brasília) alertou que foram ouvidos disparos no centro comercial de dois andares.

O shopping, com 200 lojas, é um centro popular que reúne famílias com crianças, já que tem um carrossel infantil interno e uma área de jogos.

"É mais que simplesmente um centro econômico", disse McMahon, "é realmente como a rua principal para Columbia e uma das coisas pela qual é conhecido o condado de Howard", acrescentou McHahon.

Este tipo de matança é fenômeno comum nos Estados Unidos, o que provocou pedidos recentes do presidente Barack Obama e associações de direitos humanos para aumentar o controle das armas, uma proposta a qual se opõe categoricamente a Associação Nacional do Rifle (NRA, por suas siglas em inglês), o poderoso lobby que defende a posse de armas no país.