Jornal Correio Braziliense

Mundo

Filha de ex-presidente iraniano é presa após mentir às autoridades

Segundo a imprensa, a filha de Rafsandjani teria feito comentários sobre os irmãos Larijani, muito influentes no Irã, à frente do Parlamento e da Justiça

Teerã - A filha do ex-presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsandjani foi condenada neste sábado à prisão com sursis por ter mentido às autoridades - anunciou seu advogado à agência estatal Irna.

"O veredicto foi lido pela corte, e minha cliente foi condenada a seis meses de prisão com sursis", explicou Vahid Abolmoalayee, advogado de Fatemeh Hashemi Rafsandjani, acrescentando que ele recorrerá da sentença. O processo correu no tribunal revolucionário de Teerã, em 18 de janeiro.

[SAIBAMAIS]

Segundo a imprensa, a filha de Rafsandjani teria feito comentários sobre os irmãos Larijani, muito influentes no Irã, à frente do Parlamento e da Justiça. Rafsandjani foi presidente do país entre 1989 e 1997. Ele é considerado um político moderado, com aproximações ao campo reformista.

Faezeh Hashemi, sua outra filha, foi presa e condenada a seis meses de prisão no final de 2012 por "propaganda contra o regime". Seu irmão, Mehdi Hashemi, também foi preso em 2012 na volta de uma viagem ao exterior, antes de ser liberado mediante fiança.

Leia mais notícias em Mundo

Mehdi e Faezeh foram acusados de participação nas manifestações de 2009, denunciando a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, que os manifestantes alegavam ter sido uma fraude.