Jornal Correio Braziliense

Mundo

TV estatal síria exibe discurso da oposição com imagens de 'crimes'

Ela deixou no letreiro na parte inferior da tela as palavras do ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem

Damasco - A televisão estatal síria exibiu nesta quarta-feira (22/1) o discurso do chefe da oposição Ahmad Jarba na abertura da conferência de paz na Suíça, mostrando em paralelo imagens apresentadas como "crimes terroristas".

A televisão não mencionou seu nome e não repetiu suas palavras como fez na maioria das outras intervenções durante a conferência de Genebra II em Montreux. Ela deixou no letreiro na parte inferior da tela as palavras do ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem, que falou antes de Jarba.

A tela estava divida em dois: à direita o discurso de Ahmad Jarba com a menção "Montreux, Suíça" e à esquerda imagens de pessoas mortas e de destruição com o título "Crimes terroristas na Síria".



A emissora usou o mesmo método durante as intervenções dos ministros das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, e da Arábia Saudita, Saud al-Faisal. Estes dois países são os principais aliados da oposição ao regime de Bashar al-Assad.

Durante seus discursos, no lado esquerda da tela eram exibidas execuções sumárias, bombas, poças de sangue, prédios destruídos e corpos, incluindo o de uma criança. Além disso, a agência de notícias oficial SANA criticou o discurso de Saud al-Faisal.

"Em seu discurso, o ministro da família terrorista dos Saud relata uma série de mentiras. Ele divaga e sonha em fazer de Genebra II uma conferência que sirva para suas ilusões". "Seu reino (saudita) contribui (...) para alimentar a crise na Síria, ao apoiar o terrorismo", acrescenta a SANA, afirmando que o ministro saudita está "desconectado da realidade".