Cabul - Um soldado da Otan faleceu nesta segunda-feira (20/1) em um ataque suicida múltiplo de talibãs no qual foram utilizados carros-bomba, cinturões de explosivos e disparos contra uma base do sul do Afeganistão, informaram oficiais da Aliança Atlântica.
Funcionários afegãos explicaram que o ataque estava dirigido contra uma instalação dos Estados Unidos no distrito de Zhari, na província de Kandahar, reduto da insurgência islamita contra as forças da Otan e o Governo afegão.
"Um membro da Isaf morreu neste ataque", declarou à AFP um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), a missão da Otan no Afeganistão. "Havia vários indivíduos. Todos os inimigos foram liquidados. Foi um ataque complexo contra uma base da Isaf", acrescentou.
O porta-voz do governo provincial de Kandahar, Javid Faisal, escreveu em sua conta do Twitter que no ataque contra uma base dos Estados Unidos em Zhari nove suicidas e atacantes morreram.
As forças da Otan devem se retirar neste ano do Afeganistão depois de mais de uma década de combate aos talibãs, embora um acordo permitirá que, depois de 2014, algumas tropas da Otan e dos Estados Unidos permaneçam.