Ramallah - Israel começou a transferir, neste domingo, os corpos de palestinos mortos há vários anos por forças israelenses, informaram fontes de Israel e da Palestina, acrescentando que os restos mortais seguem para a Cisjordânia, onde serão enterrados.
O corpo de Majdi Khanfar, originário de uma cidade perto de Jenin, foi transferido por uma barragem do norte da Cisjordânia ocupada, disse Fatma Abdallah, do "Comitê Palestino Nacional para a Restituição dos Corpos dos Mártires".
[SAIBAMAIS]Outros dois corpos serão transferidos na terça-feira, do total de 36 que Israel deve devolver, em virtude de uma decisão judicial, acrescentou Fatma.
"Em concordância com uma decisão da Suprema corte e seguindo as instruções do governo, o Exército começou a restituir os corpos de terroristas às suas respectivas famílias" na Cisjordânia, informou o Exército em uma nota. "O Exército cumpriu essa missão com o maior profissionalismo e a maior sensibilidade exigida", completou o texto.
Leia mais notícias em Mundo
Essa operação acontece pouco tempo depois da libertação de um terceiro grupo de detentos palestinos, no âmbito das negociações de paz entre israelenses e palestinos. Fatma Abdallah explicou que a restituição dos restos mortais não está relacionada com o diálogo de paz e atende a uma demandas das famílias.