Moscou - Os responsáveis diplomáticos de Irã e Síria chegaram juntos a Moscou, na madrugada desta quinta-feira, para participar de negociações centradas na situação da Síria, a menos de uma semana do início de uma conferência de paz para buscar uma solução política ao conflito no país.
Mohammad Javad Zarif, chefe da diplomacia do Irã, se reuniu na véspera em Damasco com (o chanceler sírio) Walid Muallem e com o presidente sírio, Bashar al-Assad. Os dois ministros realizarão nesta quinta-feira uma reunião com seu colega russo, Serguei Lavrov. Zarif também será recebido pelo presidente russo, Vladimir Putin.
[SAIBAMAIS]
"As posições de Rússia e Irã sobre a crise síria têm muitos pontos em comum, em primeiro lugar no que se refere à solução pacífica para esta crise, que não tem outra alternativa", afirmou Lavrov em um comunicado divulgado na quarta-feira, antes da chegada de seus colegas iraniano e sírio.
Estas negociações em Moscou ocorrem menos de uma semana antes da conferência internacional chamada Genebra II, que tentará reunir representantes do poder sírio e da oposição para buscar alcançar uma solução política ao conflito que, segundo uma ONG síria, já deixou mais de 126.000 mortos em menos de três anos.
Leia mais notícias em Mundo
Principal aliada do regime sírio, para quem fornece armas, a Rússia deseja que o Irã participe desta conferência, que começa no dia 22 de janeiro na cidade suíça de Montreux, enquanto Washington mostra-se hostil à participação na mesma da República Islâmica, que também apoia Damasco.