Jornal Correio Braziliense

Mundo

Snowden trabalhou na embaixada americana em Nova Délhi, aponta revista

Enquanto estava na cidade, Snowden ainda fez um curso de "ética para hackers e analistas de segurança", segundo um porta-voz da empresa onde ele fez o curso

Nova Délhi - O ex-funcionário da inteligência americana, Edward Snowden, trabalhou brevemente na embaixada dos Estados Unidos na Índia, quase três anos antes de revelar o alcance da espionagem americana, segundo a revista "Foreign Policy". Snowden chegou em Nova Délhi em setembro de 2010 para ajudar um técnico na embaixada, afirmou a reportagem.

[SAIBAMAIS]A revista americana, que não revelou sua fonte, não disse em que Snowden trabalhou na embaixada durante sua curta estada na capital indiana. A embaixada em Nova Délhi não respondeu imediatamente o pedido por uma confirmação ou um comentário. Enquanto estava na cidade, Snowden ainda fez um curso de "ética para hackers e analistas de segurança", segundo um porta-voz da empresa onde ele fez o curso.



Snowden abalou a diplomacia mundial ano passado ao revelar o tamanho dos programas de espionagem de Washington. Depois de vazar documentos para jornais como "Washington Post" e "The Guardian", o ex-analista de 30 anos fugiu dos Estados Unidos para evitar um processo judicial.

Ele chegou à Rússia em junho de 2013, e passou mais de um mês no aeroporto de Moscou, até conseguir um asilo temporário de 1 ano. Os promotores federais americanos iniciaram um processo contra ele, acusando-o de espionagem e de roubo de propriedade do governo.