[SAIBAMAIS]Washington - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e sua esposa Hillary, ex-secretária de Estado, homenagearam o ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, falecido neste sábado (11/1) aos 85 anos, "que deu sua vida por Israel". "Foi uma honra trabalhar com ele, discutir com ele e observá-lo buscando sempre o caminho correto para seu amado país", afirmou o ex-presidente, que estendeu suas condolências a todos os israelenses e à família de Sharon.
Leia mais notícias em Mundo
O ex-primeiro-ministro israelense faleceu em um hospital próximo a Tel Aviv, onde estava há oito anos em coma depois de sofrer um derrame cerebral. "Ariel Sharon deu sua vida por Israel. Para trazê-lo à vida, apoiá-lo e preservá-lo, e, ao fim de sua longa carreira, criou um novo partido político dedicado a uma paz justa e a uma segurança duradoura", afirmou Bill Clinton em um comunicado, também em nome de sua esposa.
Clinton foi presidente dos Estados Unidos entre 1993 e 2001, etapa durante a qual o ex-primeiro-ministro ocupou cargos em várias pastas. Sharon governou Israel de 2001 a 2006 e entre 1981 e 1983 desempenhou o cargo de ministro da Defesa. O ex-primeiro-ministro será lembrado como o impulsionador em 1982 da invasão do Líbano e por ser o chefe de governo que retirou as tropas e os colonos da Faixa de Gaza, em 2005.
Em 28 de setembro de 2000, sua visita à Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Oriental, terceiro local sagrado islã, provocou indignação. No dia seguinte explodiu a segunda Intifada.