Jerusalém - A organização israelense Paz Agora pediu o desmantelamento de uma colônia não autorizada pelo governo em Esh Kodesh, no norte da Cisjordânia, onde foram travados confrontos entre colonos e palestinos. A ONG enviou uma carta ao ministro israelense da Defesa para "desmantelar Esh Kodesh, uma colônia ilegal na Cisjordânia estabelecida em violação da lei israelense e cujos habitantes atacaram em diversas ocasiões seus vizinhos palestinos", indicou em um comunicado.
[SAIBAMAIS]Na terça-feira (7/1), dez colonos que vivem em Esh Kodesh foram atacados e detidos pelos habitantes palestinos de Qusra antes de serem evacuados pelo exército israelense, advertido por autoridades palestinas locais. Segundo as autoridades israelenses, os colonos queriam atacar o povoado depois que o exército os obrigou a arrancar oliveiras que haviam plantado sem autorização.
Sete dos colonos que participaram da expedição foram submetidos à prisão domiciliar durante cinco dias, indicou a polícia. Segundo os advogados da Paz Agora, a colônia, estabelecida em 2001 sem a autorização do governo, em parte sobre terras propriedade dos palestinos, "se converteu em uma ameaça para os povos palestinos vizinhos".