Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ex-jogador Dennis Rodman canta 'Parabéns' para líder norte-coreano

Rodman vem sendo muito criticado por não se posicionar a respeito das violações dos direitos humanos no país asiático

Pequim - O ex-jogador americano de basquete Dennis Rodman cantou "Parabéns" para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, em Pyongyang na quarta-feira (8/1), antes de participar de uma partida comemorativa com outros ex-jogadores da NBA.

Rodman vem sendo muito criticado por não se posicionar a respeito das violações dos direitos humanos no país asiático, além de não ter defendido um americano preso na Coreia do Norte, em suas várias visitas ao país e ao líder que ele chama de "amigo para a vida".

Rodman rebateu as críticas, afirmando simplesmente que foi ao país para comemorar o aniversário de um amigo, segundo a agência chinesa Xinhua (Nova China).

"Ele disse também que sentia o amor e o entusiasmo do povo da Coreia do Norte em relação ao líder", continuou a agência.

Rodman teria cantado ;Parabéns; diante de Kim, "causando um frisson no público presente", indicou a agência.
Em sua quarta visita à Coreia do Norte, o polêmico astro chegou na segunda-feira junto com outros jogadores aposentados da NBA (liga americana de basquete) para uma partida de exibição.

Kim, que acredita-se ter cerca de 30 anos, deu ordens no mês passado para a execução de seu poderoso tio e mentor político, Jang Song-Thaek, acusado de ser um traidor por estar envolvido em esquemas de corrupção.

[SAIBAMAIS]A Coreia do Norte sofre com pesadas críticas e sanções internacionais em função de violações aos direitos humanos no país, além do programa nuclear e das ameaças de guerra.

A agência Xinhua explicou que Rodman jogou apenas o primeiro tempo da partida comemorativa contra uma equipe da Coreia do Norte, antes de trocar de roupa e se juntar a Kim.

Eles conversaram e fumaram enquanto assistiam à partida, completou.

Kim, que estudou na Suíça, é conhecido por ser um fã de basquete, em especial do Chicago Bulls, ex-time de Rodman.

Rodman, entrevistado em Pequim na segunda-feira, quando se preparava para embarcar para Pyongyang com o grupo de ex-jogadores da NBA, afirmou que não pretende importunar Kim falando da repressão na Coreia do Norte porque o líder comunista é seu amigo.




Os ex-jogadores da NBA Doug Christie, Craig Hodges e Charles D Smith também participaram da partida de exibição.

Na terça-feira, o ex-astro não quis falar sobre um compatriota americano preso no país asiático.

Perguntado pela emissora CNN se ele pretendia defender o missionário americano Kenneth Bae, Rodman se mostrou irritado.

"Estou pouco me lixando para o que você pensa", disse Rodman ao jornalista.

Kenneth Bae, americano de origem coreana, foi condenado em maio passado a 15 anos de prisão por uma suposta tentativa de "derrubar" o regime, de acordo com a agência oficial KCNA.