Jornal Correio Braziliense

Mundo

Histórica onda de frio segue para a costa leste dos Estados Unidos

De acordo com o NWS, o recorde de segunda-feira foi de -37º C em Embarras, uma localidade de Minnesota (norte) não muito longe da fronteira com o Canadá

A histórica onde de frio que atinge os Estados Unidos de Minnesota (norte) à Geórgia (sudeste), com temperaturas inéditas em 20 anos, voltou-se agora para a costa leste do país, onde Nova York sofreu pela manhã com uma sensação térmica de -25; Celsius, apesar do dia ensolarado.

Vários estados decretaram medidas excepcionais para enfrentar o frio glacial e o caos no tráfego aéreo, com mais de 2.000 voos cancelados só nesta terça-feira, depois dos 4.104 da véspera, segundo o site especializado Flightaware.com.

"Uma massa glacial da ar ártico continuará provocando temperaturas baixas e ventos gelados e perigosos, e, em alguns caos, com risco para a vida, em partes do centro e do leste dos Estados Unidos", indica o mais recente boletim do Serviço Meteorológico Nacional (NWS).



De acordo com o NWS, o recorde de segunda-feira foi de -37; C em Embarras, uma localidade de Minnesota (norte) não muito longe da fronteira com o Canadá e conhecida por suas baixas temperaturas anuais. Em comparação, a temperatura no Polo Sul foi de -34;C.

Até o sul do país, acostumado com um clima mais ameno, também sofre com o fenômeno. Nashville, no Tennessee, registrou nesta terça uma temperatura de -14;C, e uma sensação térmica de até -20;C.

As inéditas sensações térmicas de até -53;C e a queda de neve e granizo provocaram a morte de 15 pessoas desde quinta passada no centro, no norte e no leste do país.

[SAIBAMAIS]Em Chicago (norte), quatro homens de entre 48 e 63 anos morreram aparentemente devido a ataques cardíacos durante o fim de semana enquanto desobstruíam as entradas de suas casas com pás, segundo jornal Chicago Tribune.

A paralisação do tráfego aéreo se transformou em um pesadelo para muitos americanos, que não conseguiram voltar para casa após as férias de fim de ano, enquanto várias escolas foram mantidas fechadas em estados onde as autoridades pediram que a população não deixe seus lares.

Vários aeroportos foram afetados e mais de 4.300 voos precisaram ser cancelados - a metade em Chicago - e 6.500 sofreram atrasos, segundo o site especializado FlighttAware.

Desde quinta, quando começou a onda de frio, houve mais de 17.500 cancelamentos em todo o país.

A vida passa em câmera lenta

Quinhentos membros da Guarda Nacional foram mobilizados em Indiana, Illinois e New York para ajudar a população a enfrentar a onda de frio, indicou uma fonte do Pentágono.

Em Minneapolis, o jornal Star Tribune destacava que a vida parece passar em câmera lenta, e advertiu que a -30 graus, "a sensação térmica e o frio congelam a pele exposta em cinco minutos".

Em alguns municípios de Milwaukee, os funcionários municipais considerados não essenciais foram recomendados a ficar em casa e a polícia foi encarregada de levar os sem-teto para abrigos.

No condado de Cook, que engloba grande parte da área de Chicago, foram instalados centros de acolhida abertos a toda a população, indicou à AFP a porta-voz Natalia Derevyanny.

"Devemos enfrentar uma perigosa combinação de temperaturas muito baixas, geadas e nevasca", ressaltou Pat Quinn, governador de Illinois, que declarou estado de emergência.

Chicago foi uma das muitas cidades que pediram que os pais não levassem seus filhos às escolas, assim como em Minnesota, que fechou seus estabelecimentos de ensino.

Depois de alguns dias de maior alívio, o frio polar voltou com toda força na noite de segunda-feira na costa leste.

Em Nova York, apesar de um sol radiante e do céu azul, o termômetro marcou pela manhã -15;C, com uma sensação térmica de -25;C, em leve aumento no começo da tarde.

O Central Park registrou seu recorde de frio em 118 anos, com uma temperatura de -15,5;. O recorde absoluto de frio para o Central Park foi de -26,1;C, em 9 de fevereiro de 1934, de acordo com os arquivos do serviço meteorológico nacional americano.

Em Washington, o termômetro marcou -11;C, com sensação térmica de -20;C ; e na Filadélfia, (Pensilvânia) -13; e -23;, respectivamente.

O NWS lançou alertas de tempestades no litoral do sul de Massachusetts a Nova Jersey e Delaware.

A situação deve melhorar a partir desta quarta, quando as temperaturas ficarão mais amenas, segundo o NWS.

No Canadá, o serviço meteorológico advertiu para temperaturas abaixo dos -30;C no leste de Ontário, em Manitoba e em Saskatchewan. As sensações térmicas poderão alcançar -48;C.