Santiago - Um juiz chileno ordenou a prisão e indiciou nove ex-membros da Força Aérea do Chile pelo desaparecimento em 1973 do ex-padre francês e militante do Partido Socialista Etienne Pesle de Menil, informou nesta terça-feira (7/1) o Poder Judicial. A decisão foi adotada pelo juiz da Corte de Apelações de Santiago, Mario Carroza, que ditou um procedimento em massa contra oficiais e suboficiais reformados da Força Aérea do Chile, segundo decisão à qual a AFP teve acesso.
[SAIBAMAIS]O francês Etienne Pesle de Menil, ex-padre, militante do Partido Socialista e membro do Movimento Cristão pelo Socialismo, está desaparecido desde 19 de setembro de 1973, quando se encontrava na cidade de Temuco, sul de Santiago. Pesle de Menil foi detido por militares quando se encontrava nas dependências do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), onde trabalhava.
De acordo com a investigação, depois de ser detido, foi levado para um local denominado "Torre", onde permaneciam os detentos incomunicáveis. Por seu desaparecimento, a justiça ordenou a prisão dos oficiais, suboficiais e oficiais de reserva Emilio Sandoval, Enrique Rebolledo, Luis Soto, Leonardo Reyes, Luis Yáñez, Jorge Soto, Jorge Valdebenito, Heriberto Pereira e Crisóstomo Ferrada.