Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA: Irã deve pedir fim dos bombardeios a Síria antes de conferência de paz

"Há passos que o Irã pode dar para provar à comunidade internacional seu papel positivo" na crise síria, declarou um membro do Departamento de Estado americano

O Irã deve provar que pode desempenhar um papel construtivo nas próximas negociações de paz sobre a Síria, pedindo ao regime de Damasco que pare os bombardeios e permita entrada de ajuda, indicaram autoridades americanas nesta segunda-feira (6/1).

"Há passos que o Irã pode dar para provar à comunidade internacional seu papel positivo" na crise síria, declarou um membro do Departamento de Estado americano aos jornalistas que acompanham John Kerry em seu retorno do Oriente Médio.

"Isso inclui um pedido ao regime sírio para que pare com os bombardeios contra seu próprio povo", acrescentou.



Os Estados Unidos denunciaram em várias ocasiões o apoio militar da República Islâmica ao presidente sírio, Bashar al-Assad, assim como ao movimento xiita libanês Hezbollah, que envia combatentes para ajudar o regime de Damasco em sua luta contra a rebelião.

Washington se opõe ao pedido da Rússia e de outros países de permitir que Teerã participe das negociações programadas para 22 de janeiro em Genebra.