Israel finalizou com sucesso nesta sexta-feira (3/1) o segundo teste do sistema antimísseis Arrow 3, desenvolvido com os Estados Unidos para interceptar mísseis balísticos, indicou um porta-voz do ministério da Defesa.
O teste coincide com a visita do secretário de Estado John Kerry a Israel e aos territórios palestinos, onde o chefe da diplomacia americana multiplica os esforços para tentar promover as negociações de paz.
"Um segundo teste do sistema antimísseis Arrow 3 foi concluído com êxito sobre o mar Mediterrâneo" na manhã desta sexta-feira, afirmou o ministério em comunicado.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, saudou o sucesso do teste do sistema Arrow 3, "fruto da cooperação israelense-americana".
O senador republicano John McCain, que também visita Israel, disse que este era um "feito histórico".
O sistema Arrow 3 ("Hetz", em hebraico), cujo primeiro teste foi feito em fevereiro de 2013, leva um radar que detecta mísseis e transmite a informação a um centro de controle, de onde se aciona o míssil após ter analisado e calculado a trajetória do míssil balístico a ser interceptado.
O Arrow 3 é co-financiado pelos Estados Unidos, com a participação da fabricante de aeronaves Boeing.