Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército Eletrônico Sírio acusa Microsoft de espionar usuários de e-mails

O grupo de hackers invadiram as contas do Skype no Twitter para fazer a acusação

Washington - O Exército Eletrônico Sírio (SEA, na sigla em inglês), uma organização de hackers, atacou na quarta-feira (1;/1) as contas do Skype no Twitter para acusar a Microsoft de espionar os usuários.

[SAIBAMAIS]"Não usem os e-mails da Microsoft (hotmail, outlook). Estão monitorando as suas contas e vendendo dados aos governos. Em breve mais detalhes. #SEA", afirmavam durante alguns minutos as contas do Skype no Twitter. A mensagem permaneceu no ar por pouco menos de duas horas. A Microsoft não comentou o incidente. O SEA respalda o governo de Damasco.



Em uma mensagem em sua conta no Twitter, o SEA escreveu: "Você pode agradecer a Microsoft por espionar as suas contas e e-mails". Em seguida mostrava informações de contato do diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer. O grupo já atacou as contas do jornal New York Times, da AFP e de outros meios de comunicação.

Os últimos ataques do SEA foram vinculados às revelações sobre o programa de vigilância PRISM da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, divulgadas pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden.

O PRISM foi concebido para fornecer à NSA e ao FBI um acesso fácil aos sistemas de nove grandes empresas de internet do mundo, incluindo Google, Facebook, Microsoft, Apple, Yahoo e Skype. Ao que parece, o programa permitiu à NSA de espionar mensagens de áudio e vídeo por meio de ;backdoors;. O Skype negou a existência de tal acesso.