Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ex-negociador nuclear próximo ao presidente Hassan Rohani volta ao Irã

Hossein Mousavian retornou depois de ter sido condenado em 2008 a dois anos de prisão condicional por uma ação contra a "segurança nacional"

Teerã - Um ex-negociador nuclear iraniano próximo ao presidente iraniano Hassan Rohani retornou ao Irã depois de ter sido condenado em 2008 a dois anos de prisão condicional por uma ação contra a "segurança nacional", indicou a agência oficial Irna.

[SAIBAMAIS]"Voltei ao Irã para ficar", declarou segunda-feira à noite aos jornalistas Hossein Mousavian, que participou do funeral da mãe do ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.

Leia mais notícias em Mundo


Mousavian, na mira do governo do presidente Mahmud Ahmadinejad, mudou-se há alguns anos nos Estados Unidos, onde concedia entrevistas em que apostava em um acordo entre o Irã e as grandes potências sobre o programa nuclear.

Em 2008, ele foi condenado a dois anos de prisão condicional e a cinco anos de perda de cargo público por ação contra a "segurança nacional". Mousavian foi porta-voz da equipe de negociadores nucleares liderados por Rohani entre 2003 e 2005.