Os Estados Unidos pediram nesta segunda-feira (30/12) uma maior cooperação em termos de segurança com a Rússia visando aos Jogos Olímpicos de Sochi, depois dos dois atentados registrados nas últimas horas na cidade russa de Volgogrado.
"O governo dos Estados Unidos ofereceu seu total appoio ao governo russo na preparação da segurança para os Jogos Olímpicos de Sochi, e daríamos as boas-vindas à oportunidade de uma maior cooperação para a segurança dos atletas, dos espectadores e outros participantes", afirmou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, Caitlin Hayden, em um comunicado.
Pelo menos 14 pessoas morreram na explosão nesta segunda-feira (30/12) em um ônibus elétrico em Volgogrado, sudoeste da Rússia, onde um atentado suicida deixou 17 mortos no domingo na estação ferroviária central desta cidade vizinha do instável Cáucaso Norte, a 1.000 km de Moscou.
O presidente Vladimir Putin considera os Jogos de Sochi um dos pilares para melhorar a imagem do país e de seu governo no exterior e se comprometeu pessoalmente a fazer do evento uma "experiência segura, agradável e memorável".