Bogotá - Mais de dois terços (68%) dos colombianos aprovam as negociações de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), revelou uma pesquisa divulgada neste domingo.
O levantamento do Centro Nacional de Consultoria mostra que o apoio ao processo de paz que está em andamento em Havana aumentou três pontos percentuais em comparação com novembro, e cinco, diante do resultado de outubro.
Os diálogos começaram em novembro de 2012 com uma agenda de discussões composta por cinco grande temas. Foram alcançados acordos parciais sobre o desenvolvimento agrícola e a participação política, e agora está sendo discutida a questão das drogas ilícitas.
A pesquisa, feita com mil pessoas em 46 municípios, também indica que a imagem positiva do presidente Santos subiu para 53% em dezembro, contra os 45% registrados em novembro. A imagem negativa do presidente, por sua vez, caiu de 63% em setembro para 43% em dezembro.
Leia mais notícias em Mundo
Além disso, Santos aumentou o seu índice de intenção de votos para as eleições de 25 de maio de 2014, quando tentará se reeleger, passando de 41% em novembro para 46% neste mês.
O presidente destacou que quer a reeleição para finalizar o acordo de paz com as Farc, organização que conta com cerca de oito mil combatentes e representa a principal guerrilha colombiana e a mais antiga da América Latina, com cerca de meio século de luta armada contra o Estado.