Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado com carro-bomba em Beirute deixa cinco mortos e mais de 50 feridos

Segundo fontes políticas, entre os mortos estava Mohamad Chatah, uma das figuras de destaque da coalizão oposta ao regime sírio liderada por Hariri.



A explosão, de grande potência, foi ouvida em toda a capital libanesa. Ocorreu em uma das artérias do centro da cidade pela qual se tem acesso a esta casa, onde a coalizão costuma realizar suas reuniões.

Imagens divulgadas pelas redes de televisão locais mostraram vários carros e corpos em chamas. As ambulâncias atendiam aos feridos no local.

Chatah, que também foi embaixador libanês em Qashington, era uma das figuras de destaque desta coalizão e era considerado o representante político de Hariri, que deixou o Líbano em 2011 quando o movimento xiita Hezbollah provocou a queda de seu governo.

De 2005 a 2012, ocorreram vários atentados e assassinatos contra políticos e jornalistas opostos ao regime sírio, assim como contra oficiais do exército e da polícia próximos a este campo.

O atentado desta sexta-feira ocorreu 20 dias antes do início do julgamento dos supostos responsáveis pela morte do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, morto em 14 de fevereiro de 2005.