Paris - Dezenas de foguetes foram lançados nesta quinta-feira à noite contra um acampamento de opositores iranianos, perto do aeroporto de Bagdá, deixando pelo menos dois mortos, anunciou o Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI), em um comunicado divulgado em Paris.
"Por volta das 21h15 (16h15 horário de Brasília), o acampamento Liberty foi atacado por dezenas de foguetes de todas categorias. Pelo menos, dois moradores morreram após os ataques. Também há vários feridos em um estado grave", escreveu o CNRI.
As duas vítimas pertencem à Organização dos Mujahedine do Povo, a principal integrante do CNRI, acrescentou o movimento iraniano de oposição.
Se essa informação for confirmada, será o quarto ataque com foguetes contra "Camp Liberty", uma antiga base militar americana, em 2013. Quase três mil iraquianos dos Mujahedine do Povo ocupam "Camp Liberty".
O grupo Mujahedine do Povo foi fundado em 1965, com o objetivo de derrubar o regime do xá e, então, o regime islâmico. Eles foram cassados do Irã nos anos 1980.
A maioria dos membros do grupo se instalou em Achraf, no nordeste de Bagdá, durante a guerra Irã-Iraque (1980-1988), com o apoio do regime de Saddam Hussein. Eles foram desarmados depois da intervenção americana em 2003 e, desde então, o governo iraquiano de maioria xiita tenta se livrar do grupo.
Desde setembro, 52 pessoas foram mortas no acampamento de Achraf, segundo as Nações Unidas.