Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder norte-coreano Kim Jong-Un presta homenagem em mausoléu do pai

Kim visitou o Palácio do Sol, em Kumsusan, a nordeste de Pyongyang, onde se encontram os corpos embalsamados de seu falecido pai e de seu avô, destacou a agência oficial norte-coreana (KCNA)

Seul - O líder máximo norte-coreano Kim Jong-Un, acompanhado de altos oficiais militares, visitou nesta terça-feira (24/12) o mausoléu de seu falecido pai para lhe prestar homenagem, noticiou a imprensa oficial do país asiático. Kim visitou o Palácio do Sol (ou mausoléu de Kim), em Kumsusan, a nordeste de Pyongyang, onde se encontram os corpos embalsamados de seu falecido pai e de seu avô, destacou a agência oficial norte-coreana (KCNA).



Kim Jong-Il tornou-se formalmente o líder máximo do país em 24 de dezembro de 1991, três anos depois da morte do próprio pai e fundador do país, Kim Il-Sung. Imagens da TV estatal mostraram Kim, vestindo um traje estilo Mao escuro, de pé perante as estátuas brancas de seus dois antecessores, acompanhado de dezenas de militares uniformizados.

Segundo a KCNA, o jovem líder, à frente do país há quase três anos, "fez uma grande reverência perante as estátuas, junto com os outros visitantes".