Pequim - A China construiu, nas proximidades de Pequim, um edifício de muros brancos e cúpulas douradas inspirado no Kremlin, último exemplo de extravagância arquitetônica que provocou nesta terça-feira (24/12) a ira dos internautas. As imagens publicadas pelo Diário da Juventude de Pequim mostram as fachadas deste complexo espaçoso, com arcos dourados e campanários como os da Catedral da Anunciação, no coração do palácio presidencial russo.
"Autoridades de Mentougou, não entendo como podem ter sono à noite", se indignava outro. Os internautas estão acostumados a ver como os milionários chineses multiplicam a construção no país de palácios extravagantes, imitando a arquitetura europeia ou contos de fadas, mas lhes preocupa a ostentação de um complexo administrativo.
"Quando vi as fotografias ontem, pensei que era um capricho de um novo rico. Como ia imaginar que era um prédio oficial?, comentou um usuário do Weibo. Pequim proibiu a construção de edifícios governamentais durante cinco anos. Contudo, recentemente, o governo da província de Anhui, uma das mais pobres do país, construiu escritórios com área superior à do Pentágono, em Washington.