Londres - Um temporal de vento e chuva deixou na madrugada desta terça-feira (24/12) dois mortos e um desaparecido na Grã-Bretanha e na França, perturbando as viagens e privando de eletricidade centenas de milhares de lares a poucas horas do Natal. As duas mortes foram registradas na Grã-Bretanha. Uma delas no norte da Inglaterra, onde um homem foi encontrado morto em um rio que aumentou de volume muito rápido, e outra em Gales, onde uma mulher foi arrastada pelas águas de outro rio, segundo informações oficiais.
A tempestade forçou o cancelamento de trinta voos do aeroporto de Londres Heathrow, em sua maioria com destino a outros países europeus, embora na manhã desta terça-feira a metade tenha conseguido partir e restassem apenas 16 suspensos. Também ocorreram perturbações no transporte ferroviário no centro da Inglaterra e cancelamentos das travessias de ferry entre Grã-Bretanha e França, embora o Eurostar (trem de alta velocidade sob o canal da Mancha) não tenha sido afetado.
Na Irlanda, 5 mil linhas telefônicas ficaram fora de serviço. Os serviços meteorológicos britânicos decretaram para esta terça-feira "alerta âmbar" - segundo grau de periculosidade - no norte da Irlanda do Norte e no oeste da Escócia, válido até o início da tarde, por ventos que podem superar os 120 quilômetros por hora.
As previsões de quarta-feira já são de um tempo tranquilo na Grã-Bretanha. Na França, por sua vez, o alerta laranja - o segundo grau - está ativo desta terça-feira até quarta-feira às 06h00 (03h00 de Brasília), com a previsão de ventos fortes nas zonas do norte, no leste do país e no oeste dos Pirineus.