Washington - Papai Noel foi oficialmente autorizado nesta segunda-feira (23/12) a entrar no território americano com suas renas, que estão livres de doenças, segundo o Departamento da Agricultura.
Uma permissão de entrada e saída do país foi concedido a Papai Noel entre as 18h de 24 de dezembro e as 6h do dia 25, anunciou o Departamento em um comunicado, garantindo que "fará todo o possível para ajudar" em seu percurso pelo país para a entrega dos presentes.
As renas que puxam o trenó não precisam de provas sanitárias, já que o Polo Norte representa um risco omissível de doenças para o gado "americano", completou o departamento, que pediu ao Papai Noel que deseje Feliz Natal aos agentes fronteiriços, quando ingressar nos Estados Unidos.
Em geral mais rígido na hora de permitir a entrada de animais vivos no território americano, o Departamento da Agricultura não é a única instituição do país que aproveita as festas para se divertir um pouco.
Leia mais notícias em Mundo
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), encarregada da segurança aérea, anunciou no Twitter que autorizou o plano de voo do Papai Noel e comemorou que a economia do combustível tenha sido levada em conta.
Já o Norad, Comando de Defesa Aeroespacial Americano, iniciou em sua conta no microblog a contagem regressiva para a tarefa de "escoltar" o trenó com seus aviões. O trajeto ficará à disposição das crianças na página noradsanta.org, em nove idiomas, e permitirá saber onde Papai Noel está a cada momento.
Essa tradição tem origem em um erro cometido em 1955 por um jornal local de Colorado Springs (Colorado), onde fica o quartel-general do Norad. Em um anúncio com o contato para falar com Papai Noel, aparecia, na verdade, o número de telefone da agência que acabou virando o Norad.