Jornal Correio Braziliense

Mundo

Corpo de médico britânico morto na Síria será transferido neste sábado

Governo acusa as autoridades sírias de serem responsáveis pela morte deste cirurgião ortopédico preso há mais de um ano e que estava prestes a ser libertado

Damasco - O corpo de Abbas Khan, o médico britânico que morreu em uma prisão na Síria, será transferido neste sábado (21/12) para a embaixada de seu país em Beirute, indicou o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O governo britânico acusa as autoridades sírias de serem responsáveis pela morte deste cirurgião ortopédico de 32 anos preso há mais de um ano e que estava prestes a ser libertado.

Leia mais notícias em Mundo


Mas segundo Damasco, o médico, detido "por atividades não-autorizadas", foi encontrado enforcado em sua cela. "O corpo será entregue neste sábado ao CICV em um hospital em Damasco e, em seguida, será repatriado para o Líbano", indicou Simon Schorno à AFP.

O corpo chegará ao meio-dia (8H00 no horário de Brasília) na fronteira sírio-libanesa, onde "será entregue a uma delegação do CICV libanês", que o levará "às autoridades britânicas" representadas pela embaixada em Beirute, explicou.

O vice-ministro sírio das Relações Exteriores Fayçal Moqdad havia indicado à AFP que o corpo seria transportado "no mais tardar, sexta-feira" para Beirute.

Schorno, que não soube explicar a razão para o atraso, garantiu que o CICV não "participou de nenhuma necrópsia" do britânico, enquanto que segundo Moqdad, o CICV estava presente durante a última necrópsia realizada quinta-feira.

Abbas Khan trabalhava para a ONG Human Aid UK na formação de médicos sírios na Turquia. Ele foi para Aleppo para ajudar com os feridos onde foi preso.