Jornal Correio Braziliense

Mundo

General dos EUA é destituído por ficar embriagado em missão na Rússia

O general Carey foi afastado do cargo em outubro por "má conduta pessoal", informaram autoridades militares na época

O general da Força Aérea americana Michael Carey, que dirigia a Divisão de Mísseis Nucleares Intercontinentais, foi destituído por permanecer embriagado durante grande parte de uma viagem oficial à Rússia - de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira (20/12). Ele teria, inclusive, insultado seus anfitriões.

O general Carey foi afastado do cargo em outubro por "má conduta pessoal", informaram autoridades militares na época. Agora, o relatório revela as conclusões da investigação interna sobre o comportamento de Carey em sua viagem à Rússia em julho passado.

O militar esteve embriagado a maior parte da visita oficial de quatro dias, e seu "comportamento inadequado" levou uma funcionária do Pentágono a apresentar uma denúncia, de acordo com o documento divulgado hoje.

Carey "se comportou de uma maneira que ultrapassou os limites dos padrões aceitos de uma boa conduta", durante a missão que incluiu um exercício de segurança nuclear e reuniões com as contrapartes russas.



Ele começou a beber em uma escala em Zurique e continuou o "ritual" em Moscou. Lá, o general chegou tarde às reuniões, interrompeu visitas guiadas, falou arrastando as palavras e voltou para seu hotel de madrugada, completou o documento.

No Hotel Marriott em Moscou, enquanto bebia, o general disse que sua unidade "tinha o pior moral e que os altos comandos não lhe davam apoio". Por duas noites consecutivas, o general e outros membros de sua delegação compartilharam bebidas com duas mulheres não americanas. Carey chegou a dançar com uma delas.

Quando ocupava o cargo de comandante da 20; Divisão da Força Aérea, ele era responsável por 450 mísseis intercontinentais Minuteman. Hoje, Carey trabalha como assistente do comandante do Comando Espacial da Força Aérea, sem mísseis sob sua supervisão.