Washington - O Comitê de Política Monetária do Federal Reserve norte-americano (Fed) iniciou nesta terça-feira (17/12) uma reunião de dois dias em Washington, ao final da qual pode decidir sobre uma redução dos estímulos à economia.
Os analistas estão muito divididos sobre a probabilidade de que, a partir de quarta-feira, o Fed comece a limitar suas injeções de liquidez, mas uma estreita maioria parece acreditar que o banco central esperará alguns meses para fazê-lo.
"O Comitê Monetário (FOMC) começou sua reunião às 13H00 locais (16H00 de Brasília) como estava previsto", informou nesta terça-feira um porta-voz do Fed. O FOMC informará sua decisão na quarta-feira às 17H00 (horário de Brasília).
Leia mais notícias em Mundo
Na ocasião, o presidente demissionário da instituição, Ben Bernanke, realizará sua última coletiva de prensa como chefe do Fed. Bernanke deve presidir a reunião do FOMC que acontecerá no final de janeiro, para passar o cargo a Janet Yellen, mas não está prevista oficialmente uma coletiva de imprensa nessa data.
O Federal Reserve, que mantém suas taxas básicas próximas a zero desde o final de 2008, compra mensalmente, há 14 meses, 85 bilhões de dólares em títulos do Tesouro e títulos derivativos da dívida hipotecária, para manter as taxas baixas e sustentar a recuperação da economia. O Fed publicará também na quarta-feira suas previsões econômicas.