Jornal Correio Braziliense

Mundo

Médicos reimplatam mão que ficou ligada ao tornozelo durante um mês

Médicos trataram os ferimentos e decidiram implantar provisoriamente a mão no tornozelo do chinês para que o membro continuasse a receber fluxo sanguíneo e não morresse

Médicos chineses reimplantaram a mão direita de um jovem, arrancada em um acidente de trabalho, em novembro. Desde a fatalidade, o membro de Xiao Wei ficou ligado ao tornozelo até ser colocado de volta no braço. As informações foram divulgadas no site do jornal Daily Mail.

De acordo com o site, após o acidente no dia 10 do mês passado, a vítima foi encaminhada para um hospital na província de Changde. No entanto, devido aos ferimentos no braço, a mão não pôde ser imediatamente reimplantada.

Xião Wei foi transferido para outro hospital, também em Changde, onde os médicos trataram os ferimentos e decidiram implantar provisoriamente a mão no tornozelo para que o membro continuasse a receber fluxo sanguíneo e não morresse.

Após esse período, o jovem ficou pronto para passar pela cirurgia, que foi bem-sucedida, segundo os médicos. Apesar disso, o paciente terá que fazer novos procedimentos até se recuperar completamente.

Nariz implantado
Outro caso inusitado de implante também foi realizado na China, na província de Fujian, em setembro deste ano. Um jovem de 22 anos, que perdeu o nariz em um acidente de carro, teve um novo órgão, artificial, ;cultivado;, de cabeça para baixo, na própria testa.

Para realizar o enxerto, os médicos usaram cartilagem retirada da costela do jovem. Em seguida, o tecido foi colocado na testa do paciente e foi usado um expansor que imitava o formato do nariz.

Os médicos do hospital de Fuzhou, capital de Fujian, que fizeram a cirurgia, disseram que tiveram a ideia após constatarem que era impossível reparar o nariz do jovem por causa de uma infecção na cartilagem, logo após o acidente de carro, em 2012.

A cirurgia para a retirada no nariz artificial da testa do paciente para a colocação no rosto ainda não tem data definida, mas deve ocorrer em breve.