O presidente Evo Morales viajou nesta sexta-feira (13/12) ao Rio de Janeiro para defender a candidatura da Bolívia como sede dos próximos Jogos Sul-Americanos da Odesul em 2018, informou o próprio mandatário.
Morales anunciou, antes da viagem no aeroporto El Alto de La Paz, que se reunirá com dirigentes esportivos da América do Sul "para negociar a organização dos Jogos Sul-Americanos da Odesul 2018" para a Bolívia.
O governo boliviano negocia para que a cidade de Cochabamba, 400 km ao leste de La Paz e a cerca de 2.400 metros de altitude, seja sede dos próximos Jogos Sul-Americanos, uma competição que o Peru também quer sediar.
O ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, braço direito de Morales e responsável pelas negociações, informou dias atrás que o governante conversou com os pares da Venezuela e do Paraguai para obter apoio.
Quintana também informou que a Bolívia, caso seja escolhida, investirá pelo menos 500 milhões de dólares em infraestrutura esportiva.
Morales, após a passagem pelo Brasil, retornará imediatamente à Bolívia para participar no sábado das comemorações de encerramento do Ano Internacional da Quinoa, declarado pelas Nações Unidas.