Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército sírio lança ofensiva para expulsar rebeldes de Adra

"Nossas forças começaram esta manhã uma ofensiva de envergadura contra Adra, atacando as áreas dos terroristas depois que delimitaram a região", afirmou uma fonte militar

Damasco - O exército sírio iniciou nesta sexta-feira (13/12)uma ofensiva para expulsar os rebeldes da cidade de Adra, pela qual passa uma das principais estradas que levam a Damasco e cenário de combates há três dias, informou a agência oficial Sana.

"Nossas forças começaram esta manhã uma ofensiva de envergadura contra Adra, atacando as áreas dos terroristas depois que delimitaram a região", afirmou uma fonte militar. "O exército está decidido a cortar o braço criminoso do terrorismo", completou a fonte.

Leia mais notícias em Mundo

O governo utiliza o termo "terroristas" como referência aos rebeldes que tentam derrubar o regime há dois anos e meio. Na quarta-feira, os combatentes islamitas atacaram delegacias, postos do exército e milícias pró-regime na zona industrial de Adra. Pelo menos 18 soldados morreram nos confrontos desde então, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com a ONG, entre quarta-feira e quinta-feira pelo menos 15 civis, em sua maioria alauitas, etnia do presidente Bashar al-Assad, morreram em um ataque rebelde nesta cidade, onde convivem alauitas, sunitas, drusos e cristãos. Moradores afirmaram à AFP que 10 civis mortos eram colaboradores do regime.