O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira (10/12), na cerimônia de tributo a Nelson Mandela em Joanesburgo, na África do Sul, que o ex-presidente liderava pelo exemplo. Ban Ki-moon, ao lado dos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff e dos Estados Unidos, Barack Obama foi um dos primeiros a discursar em homenagem a Mandela. "Mandela liderava dando exemplo. Ele odiava o ódio. E tinha um coração maior do que este estádio", disse o secretário-geral.
[SAIBAMAIS]Para ele o "pai da nação arco-íris" foi um dos grandes exemplos da história que lutou pela justiça e por um mundo melhor. "A ONU esteve sempre ao lado de Mandela na luta contra o apartheid", observou Ban Ki-moon. A presidenta Dilma Rousseff ao discursar na cerimônia em homenagem a Nelson Mandela, disse que ele foi a maior personalidade do século 20. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acrescentou que Mandela foi um "gigante da história".
Espera-se que o evento de hoje seja um dos maiores da história em relação ao número de chefes de Estado e de Governo presentes. De acordo com o governo sul-africano foi confirmada a presença de 90 representantes.