Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mandela morreu ao lado da família, diz a filha do ex-líder sul-africano

Segundo Makaziwe, todos os familiares estavam ao lado de Mandela até o último momento

Londres - Nelson Mandela morreu na quinta-feira (5/12) da semana passada cercado pela família até o último momento, afirmou sua filha mais velha, Makaziwe. "Até o último momento estivemos com ele", disse Makaziwe Mandela ao canal BBC. "Os filhos estavam lá, os netos estavam lá, Graça (a esposa) estava. Todos estávamos ao sei redor e até o último momento estivemos ao seu lado na quinta-feira", recordou.

[SAIBAMAIS]A doença do ex-presidente sul-africano foi "um período muito longo e doloroso periodo", mas a última semana antes de sua morte aos 95 anos foi um "momento maravilhoso", afirmou a filha mais velha. Makaziwe disse esperar que o pai seja lembrado em todo o mundo não apenas pelo combate político a favor da liberdade, mas também pela defesa dos valores espirituais e morais.



Nelson Mandela afirmava que "é necessário coragem para perdoar. O perdão é algo muito difícil", declarou Makaziwe. "Acredito que ele sabia que se não perdoasse, seguiria preso espiritualmente por toda a vida. A lição que sua vida nos deixa é ter coragem de perdoar os outros", completou.