Roma - Pelo menos 900 imigrantes em situação irregular, a caminho da Itália a bordo de embarcações precárias, foram recolhidos nas últimas 24 horas nas águas do Mediterrâneo, anunciou a Marinha de Guerra italiana nesta segunda-feira à noite.
Uma operação naval italiana, intitulada "Mare Nostrum", foi decretada em uma vasta área, depois de vários naufrágios perto da ilha de Lampedusa, em outubro.
As embarcações localizadas por helicópteros nesta segunda não tinham qualquer dispositivo de segurança a bordo e navegavam em condições de total insegurança quando foram socorridas - informou a Marinha em um comunicado.
Uma parte dos 900 imigrantes foi recolhida por uma lancha líbia e por um navio mercante. Esse grupo foi levado para o porto de Trípoli, acrescentou a nota.
Todos anos, milhares de imigrantes clandestinos tentam chegar à costa italiana, a bordo de embarcações em péssimo estado, oriundos do litoral norte-africano - em especial, Líbia e Tunísia. Embora a maioria dos imigrantes seja da África subsaariana, também há pessoas procedentes de Síria, Afeganistão e até mesmo do sul asiático.