Ottawa - O Canadá apresentou a uma comissão especial da ONU um expediente no qual reivindicou sua soberania sobre o Polo Norte geográfico, também reivindicada por Rússia e Dinamarca, anunciou o governo nesta segunda-feira (9/12).
"O Canadá entregou na sexta-feira informação preliminar sobre os limites externos de sua plataforma continental no oceano Ártico", informou, em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores.
O governo canadense também apresentou sua proposta sobre a plataforma continental no Oceano Atlântico à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC, na sigla em francês) da ONU, informou o ministério.
leia mais notícias em Mundo
A CLPC foi criada em 1982 pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e deu aos países dez anos para apresentar reivindicações a partir do momento em que a ratificaram.
Na sexta-feira, 6 de dezembro, venceu o prazo para que o Canadá apresentasse suas reivindicações, já que havia ratificado a convenção em 2003, enquanto a Dinamarca ainda tem um ano para fazê-lo.
A Rússia já apresentou em 2002 um expediente que não foi aceito pela fragilidade dos argumentos científicos expostos, razão pela qual se espera que volte a apresentá-lo para evitar que o conflito se limite a uma disputa entre Canadá e Dinamarca.