Jornal Correio Braziliense

Mundo

Série de atentados no Iraque deixa ao menos 35 pessoas mortas

Segundo um relatório publicado em março, pelo menos 112.000 civis morreram no Iraque nos 10 anos transcorridos desde a invasão de 2003 dirigida pelos EUA

Bagdá - Ao menos 35 pessoas morreram neste domingo em uma série de ataques na província de Bagdá, lançados principalmente contra setores xiitas, segundo um novo balanço fornecido por autoridades médicas e de segurança.

A série de treze atentados com carros-bomba ocorreu a partir do meio-dia, provocando a morte de 35 pessoas e deixando 110 feridos, segundo as mesmas fontes.

Os ataques que deixaram mais vítimas ocorreram nos bairros de Amil e Bayaa (sudoeste de Bagdá) e provocaram a morte de 10 pessoas.

Também foram registrados atentados ao norte da capital, perto de Baquba, onde a explosão de um carro-bomba matou uma pessoa e feriu outras quatro.

[SAIBAMAIS]

Mais de 6.300 pessoas morreram pela violência desde o início do ano. Trata-se da pior onda de violência registrada no Iraque desde 2008, apesar do fortalecimento das medidas de segurança e de inúmeras operações contra os rebeldes.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo um relatório publicado em março, pelo menos 112.000 civis morreram no Iraque nos 10 anos transcorridos desde a invasão de 2003 dirigida pelos Estados Unidos, que derrubou Saddam Hussein.