A presidenta Dilma Rousseff convidou os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney para acompanhá-la à África do Sul, na homenagem de despedida ao ex-mandatário daquele país e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela.
Todos eles aceitaram o convite, de acordo com informação da Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto, e vão embarcar no avião presidencial na próxima segunda-feira (9), no Rio de Janeiro.
Mandela morreu na última quinta-feira (6) aos 95 anos, vítima de complicações pulmonares. Com os líderes políticos brasileiros estarão também mandatários de todo o mundo.
[SAIBAMAIS]
Informação divulgada hoje (7) em Joanesburgo, pelo governo sul-africano, diz que o corpo do lutador antiapartheid estará exposto a visitação pública, na próxima terça-feira (10), no Estádio de Soweto, cidade que foi o palco inicial da resistência ao racismo e onde Mandela morou antes de ser preso.
Nos três dias seguintes, de 11 a 13, os restos de Mandela serão velados na sede de governo de Union Buildings, onde ele desempenhou as funções de chefe de Estado, como primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999.
Leia mais notícias em Mundo
As homenagens ao Prêmio Nobel da Paz serão encerradas com funeral de estadista no povoado de Qunu, em sua província natal de Eastern Cape ; a 907 quilômetros a sudeste de Pretória - no domingo (15).