Jornal Correio Braziliense

Mundo

Políticos, atletas, artistas e empresários lamentam morte de Mandela

O secretário-geral da ONU disse que muitos no mundo foram influenciados pele luta de Mandela a favor da dignidade humana

Paris - Líderes políticos e religiosos de todo o planeta, assim como figuras do esporte, das artes e das letras manifestaram pesar pela morte de Nelson Mandela, o homem que acabou com o apartheid na África do Sul e se tornou um símbolo da reconciliação.

: "Perdemos o ser humano mais influente, valente e profundamente bom".

- Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon: "Muitos no mundo foram influenciados por sua luta a favor da dignidade humana, da igualdade e da liberdade. Mandela tocou nossas vidas de uma maneira muito pessoal e profunda".

- Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma: "Mandela simboliza o espírito do pan-africanismo e da solidariedade nas lutas da humanidade contra o apartheid, a opressão e o colonialismo, assim como pela autodeterminação,la paz e a reconciliação".

- Ex-presidente da África do Sul F.W. de Klerk (último presidente do regime do apartheid, que negociou a transição com Mandela): "Acredito que seu exemplo sobreviverá e seguirá inspirando todos os sul-africanos para realizar sua visão de uma sociedade multirracial, de justiça, de dignidade humana e de igualdade para todos".

- Presidente do Brasil, Dilma Rousseff: "O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e a paz no mundo".

- Presidente de Cuba, Raúl Castro: "Será recordado pela altura de seu exemplo, a grandeza de sua obra e a firmeza de suas convicções na luta contra o apartheid".

- A rainha da Inglaterra, Elizabeth II: "Mandela trabalhou incansavelmente pelo bem de seu país e seu legado é a África do Sul pacífica que conhecemos hoje em dia".

- Presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy: "Figura chave da história recente, exemplo de luta pela igualdade".

- Presidente da China, Xi Jinping: "O povo chinês guardará sempre na memória as extraordinárias contribuições que deu ao desenvolvimento da humanidade".

- Presidente da Rússia, Vladimir Putin: "Mandela foi um dos políticos mais eminentes de nossa época".

- Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu: Mandela era "o pai de seu povo, um visionário, um combatente pela liberdade que rejeitou a violência"

- Presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas: "Um um símbolo da libertação do colonialismo e da ocupação para todos os povos que aspiram à liberdade".

- Ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev: "Mandela é um homem que merece nosso agradecimento".

Religião

- Papa Francisco: Mandela mostrou um "compromisso constante para promover a dignidade humana de todos os cidadão da região e construir uma nova África do Sul baseada no firme alicerce da não-violência, da reconciliação e da verdade".

- Dalai Lama, líder do budismo tibetano: "A melhor homenagem que podemos prestar é trabalhar pela paz e a reconciliação como ele fez".

- Arcebispo anglicano Desmond Tutu: "Ao longo de 24 anos (desde a libertação), Madiba nos ensinou como viver juntos e acreditar em nós mesmos, e em cada um".

- Arcebispo de Canterbury, Justin Welby: "A África do Sul perdeu seu cidadão mais importante e seu paie".



Esportes


- Muhammad Ali, ex-campeão mundial de boxe: "Ele nos ensinou a perdoar em grande escala. O seu espírito nasceu livre (...). Agora é livre para sempre".

- Pelé: "Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo".

- Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach: "O movimento olímpico chora a perda de um grande amigo e de um herói da humanidade".

- Presidente da Federação Sul-Africana de Rúgbi, Oregon Ruskins: "Conseguiu transformar a Copa do Mundo de 1995 em um instrumento para favorecer o surgimento de uma nação, um ano depois das históricas eleições democráticas na África do Sul".



Sociedade


- Secretário-geral da Anistia Internacional, Salil Shetty: A morte de Mandela é "uma perda para todos que lutam pela liberdade, a justiça e o fim da discriminação".

- A jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai: "Aprendi muito com Nelson Mandela e foi meu lider. Será uma inspiração eterna para mim e para milhões de pessoas em todo o mundo".

- Bono, cantor do U2: "Sem Mandela, poderia a África estar experimentando sua melhor década de crescimento e redução da pobreza?".

- Ator inglês Idris Elba (interpreta Madiba em ;Long Walk to Freedom;): Mandela "derrubou barreiras e liderou a luta pelos direitos humanos".

- Ator americano Morgan Freeman (interpretou Mandela no filme ;Invictus;): "O mundo perdeu um dos verdadeiros gigantes do século passado".

Empresários

- Bill Gates, fundador da Microsoft: "Sua bondade e sua coragem mudaram o mundo".

- Richard Branson, fundador do grupo Virgin: "Mostrou que as grandes coisas podem ser obtidas por meio da simpatia, empatia e integridade, sem outra agenda que a humanidade".