Jornal Correio Braziliense

Mundo

Diplomata britânico visita o Irã pela primeira vez em dois anos

"O encarregado de negócios não residente para o Irã, Ajay Sharma, visitou hoje o Irã pela primeira vez em seu novo papel", explicou em um comunicado o Foreign Office

Londres - Um diplomata britânico visitou nesta terça-feira o Irã pela primeira vez em dois anos, desde o ataque contra a sua embaixada em Teerã, em novembro de 2011, anunciou o governo britânico.

"O encarregado de negócios do Irã, Ajay Sharma, visitou hoje a República Islâmica pela primeira vez em seu novo cargo", explicou em um comunicado o Foreign Office, ministério das Relações Exteriores britânico.


"Tive uma boa primeira visita a Teerã e quero agradecer às autoridades iranianas, em particular ao meu colega (Hassan) Habibollahzadeh, por facilitar a minha viagem", declarou Sharma, segundo o comunicado. "Mantivemos discussões detalhadas e construtivas com o ministério das Relações Exteriores iraniano, para promover passo a passo a nossa relação bilateral com base na reciprocidade. Também visitei nosso complexo diplomático para avaliar os danos causados em 2011", acrescentou.

Sharma anunciou sua intenção de "visitar o Irã regularmente" para consolidar o restabelecimento das relações entre os dois países.


Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]O Reino Unido evacuou seus diplomatas e fechou sua embaixada em Teerã após suas instalações diplomáticas serem atacadas, em novembro de 2011, por centenas de militantes islâmicos, em resposta ao anúncio de Londres de novas sanções contra Teerã por seu programa nuclear. A embaixada iraniana em Londres também foi fechada, mas os dois países não romperam formalmente suas relações. Omã passou a representar os interesses iranianos no Reino Unido e a Suécia os britânicos no Irã.


Em 8 de outubro, Londres e Teerã finalmente anunciaram que iam enviar emissários, como parte de um degelo das relações entre o Ocidente e o regime iraniano, após a chegada ao poder do presidente Hassan Rohani. A reunião terminou com a discussão do acordo para controlar o programa nuclear iraniano alcançado entre o Ocidente e Teerã no final de novembro, em Genebra.