Jornal Correio Braziliense

Mundo

Esposa de Nobel da Paz chinês, Liu Xia, sofre de grave depressão

Ela se encontra em prisão domiciliar em Pequim há três anos, e é vigiada as 24 horas do dia, apesar de oficialmente não haver qualquer acusação contra ela

Pequim - Liu Xia, esposa do Prêmio Nobel da Paz chinês preso Liu Xiaobo, sofre uma grave depressão e sua prisão domiciliar poderá se transformar em prisão em uma hospital psiquiátrico, declararam amigos nesta terça-feira (3/12). "Liu Xia está muito mal no que se refere a sua saúde mental. Sofreu uma leve depressão depois da prisão de Liu Xiaobo, mas depois que ele recebeu o Nobel e que ela perdeu sua liberdade, esta depressão se agravou", declarou à AFP Hu Jia, um dos dissidentes chineses mais conhecidos.



"Liu Xia não pode aceitar ser atendida por um médico chinês porque, se for diagnosticada com depressão grave, corre o risco de ser enviada para um hospital psiquiátrico", acrescentou Hu Jia. Liu Xiaobo, um intelectual e dissidente, cumpre desde 2009 uma pena de 11 de anos de prisão por subversão, depois de ter sido um dos redatores de um texto que preconizava a democracia na China, a Carta 08.