Jornal Correio Braziliense

Mundo

Washington pede a Pyongyang libertação 'imediata' de dois americanos

Merrill Newman, 85 anos, foi detido no final de outubro, e Kenneth Bae, 44, preso há mais de um ano no país

Washington - Os Estados Unidos solicitaram neste sábado à Coreia do Norte a "imediata" libertação dos cidadãos americanos Merrill Newman, 85 anos, detido no final de outubro, e Kenneth Bae, 44, preso há mais de um ano no país, informou o Conselho de Segurança Nacional.

[SAIBAMAIS]"Kenneth Bae está detido na Coreia do Norte há mais de um ano. Continuamos exortando as autoridades norte-coreanas para que seja anistiado e libertado imediatamente. Também reclamamos a liberdade imediata de Merrill Newman", disse à AFP a porta-voz Caitlin Hayden.

"Diante da avançada idade e das condições de saúde de Newman", um veterano da Guerra da Coreia, "exortamos Pyongyang a libertá-lo para que possa voltar a sua casa e reencontrar sua família".

A Coreia do Norte confirmou neste sábado que Newman, acusado de "atos hostis", está em seu poder, e publicou uma confissão escrita do americano, segundo a agência oficial KCNA.

Newman foi detido em outubro, após entrar no território norte-coreano "com a aparência de turista", assinalou a KCNA.

Leia mais notícias em Mundo

De origem californiana, Newman realizava uma viagem de dez dias quando foi preso, no dia 26, no momento em que se preparava para deixar Pyongyang de avião.

A mulher do veterano realizou um pedido, na segunda-feira passada, para que seja libertado, e explicou que seu marido tem problemas cardíacos e necessita de cuidados médicos.

Kenneth Bae, americano de origem coreana, foi condenado em maio passado a 15 anos de prisão por tentar "derrubar" o regime, segundo a KCNA.